Sentir dor nos testículos após a relação sexual é uma experiência comum entre os homens de todas as idades e perfis, porém, nem sempre ela é normal e na maioria das vezes precisa ser investigada porque é um alerta de que algo está errado e precisa ser cuidado.
Dores testiculares provocam extremo desconforto e muita preocupação, já que toda dor é um indicativo de algo não vai bem.
Infelizmente muitos homens ainda convivem com o conceito de que problemas sexuais ficam entre quatro paredes, o que não é verdade. A medicina existe para tratar disfunções, dores e trazer mais qualidade de vida em todas as situações.
E nessa hora é bom lembrar que problemas sexuais podem estar diretamente associados com questões que envolvem o trato urinário e o aparelho reprodutor masculino, devendo ser tratado.
No artigo de hoje, explicaremos os motivos pelos quais a dor nos testículos se instaura após a relação sexual e quais são os pontos de atenção do quadro. Continue a leitura!
Não é considerado normal sentir dor nos testículos após a relação sexual, apesar de ser um evento comum. Embora uma certa sensibilidade possa ocorrer ocasionalmente, especialmente após atividade intensa, a dor persistente ou intensa deve ser avaliada por um médico.
Se você está enfrentando esse problema, é importante buscar orientação médica para determinar a causa e receber o tratamento adequado.
É importante saber que sentir dor nos testículos ou apresentar algum outro tipo de problema relacionado a atividade sexual é um acontecimento comum no decorrer da vida do homem, apesar de não ser um sintoma que deve ser ignorado
Afinal, todas as pessoas de alguma forma passam por problemas de saúde, ou questões emocionais e psicológicas que influenciam direta ou indiretamente na nossa vida sexual.
Porém, uma publicação na revista Medicina S/A, traz uma preocupante informação mostrando que 70% dos homens não costumam ir ao urologista e isso significa dizer que a maioria da população masculina não realiza seus preventivos e nem cuida da sua saúde de forma geral.
Quando falamos de dor testicular estamos nos referindo a um problema comum que pode acometer homens de todas as idades e sua origem tem vários motivos.
Entre os possíveis causas das dores testiculares após a relação sexual, destacamos estas:
Um dos motivos que pode levar o homem a sentir dor após a relação sexual é a presença da torção testicular.
A torção do testículo na maioria das vezes está associada a uma falha na fixação dentro da bolsa escrotal e geralmente se trata de um problema embrionário, ou seja, de nascença.
Para entender a torção do testículo é preciso compreender o seu funcionamento no corpo masculino durante a relação sexual: o testículo tem mobilidade e pode girar em torno de seus eixos.
A torção testicular ocorre no momento em que o órgão excede o movimento em torno de seu eixo e realiza a torção, deixando as suas estruturas de sustentação comprometidas, ocasionando a diminuição do fluxo de sangue.
Quando isso acontece, o paciente sente dores extremas e caso o quadro não seja tratado, pode evoluir para a necrose do órgão.
É importante lembrar que nem sempre o quadro está ligado à relação sexual em si. Alguns pacientes afirmam que a origem da dor se dá através da prática de atividades físicas.
A cãibra na musculatura que sustenta os testículos é considerada uma dor normal, porém, precisa de atenção.
Essa dor é conhecida como “bolas azuis” e ocorre depois de um longo período de excitação, em que não há ejaculação.
Mas, por que ocorre a dor nos testículos nesse caso?
Durante o período de excitação a região genital masculina recebe um grande volume de sangue e nessa hora os tecidos se expandem para impedir que esse líquido saia, isso permite a continuidade da ereção do pênis.
Quando a excitação vai diminuindo ou ocorre a ejaculação, o sangue volta a circular normalmente.
Ou seja, enquanto o homem não reduz o seu estado de excitação ou não ejacula, o sangue continua atuando no enrijecimento do pênis, o que por consequência pode resultar na cãibra, dor e desconforto de toda a musculatura e ela tende a passar assim que o ato termina.
Uma publicação datada de junho de 2023, no portal Extra.Globo, traz uma pesquisa americana mostrando que 56% dos entrevistados para o estudo afirmaram já ter passado por essa experiência.
A inflamação (epididimite) também pode originar dor nos testículos após a relação sexual.
Epididimite é a inflamação do epidídimo, órgão colado ao testículo que tem a função de armazenar os espermatozoides.
A doença geralmente se desenvolve a partir da transmissão de bactérias em decorrência de relações sem a devida proteção e cuidado, sendo mais comum em homens sexualmente ativos.
A inflamação tende a deixar os testículos inchados, podendo ocorrer a presença de dor antes, durante e após o ato sexual.
Outro motivo da dor nos testículos após a relação é a infecção e uma das mais comuns é a orquite.
A orquite se caracteriza por uma inflamação nos testículos que os deixa inchados e doloridos. A infecção pode se desencadear a partir de diversos fatores, como, por exemplo, vírus, parasitas e até mesmo traumas no local.
Uma das causas mais populares dessa inflamação é o vírus da caxumba.
A varicocele é uma condição caracterizada pela dilatação das veias dentro do escroto, semelhante às varizes que ocorrem nas pernas.
Essa dilatação pode causar desconforto e dor, geralmente descrita como uma sensação de peso ou dor surda no escroto. A dor associada à varicocele pode aumentar após longos períodos em pé, durante atividades físicas intensas, ou mesmo após relações sexuais. A condição pode também afetar a qualidade do esperma e, em alguns casos, levar à infertilidade.
O diagnóstico é feito por exame físico e, frequentemente, de ultrassonografia. O tratamento pode variar desde medidas conservadoras até procedimentos cirúrgicos, dependendo da gravidade dos sintomas e do impacto na fertilidade.
A presença de hérnia é outro motivo que pode causar desconforto e dor após a relação sexual, bem como no decorrer do dia.
Conhecida também como hérnia escrotal, ela é caracterizada por uma protuberância ou inchaço na região da virilha, ou dos testículos que pode resultar em inchaço e dor, especialmente quando o homem está em movimento.
Ela acontece devido à redução ou fechamento do canal testicular, sendo uma condição mais comum em adultos e é geralmente decorrente da progressão de uma hernia inguinal.
Outros fatores também podem contribuir para a hérnia escrotal, como, por exemplo:
Percebemos que são várias as causas que podem resultar em dor nos testículos após a relação e todas devem ser devidamente tratadas para não resultar em complicações na saúde e na vida sexual do homem.
A torção do testículo, por exemplo, é um quadro que se não for devidamente tratado, pode ocasionar a falência do órgão reprodutor masculino.
O diagnóstico e o tratamento da torção devem ser orientados pelo médico andrologista, que avaliará as particularidades do caso.
O tratamento geralmente se dá via cirurgia, para a torção ser desfeita e o testículo fixado nas paredes internas do saco escrotal.
É muito importante ressaltar que, após o início do quadro de dor, o atendimento médico não deve tardar mais de 6 horas, pois após esse período, no caso de torção, haverá comprometimento do órgão.
Quando falamos de hérnia testicular, o tratamento definitivo também é cirúrgico.
Quando se trata de inflamação o ideal é procurar um médico para que ela não se torne uma infecção. E em ambos os casos o tratamento pode envolver antibióticos.
Caso você tenha ficado com alguma dúvida sobre as possíveis causas de dores nos testículos após a relação sexual, entre em contato conosco.